Exercício/espetáculo a partir de “Dança de Roda”

Arthur Schnitzler

26 a 28 de abril, 2024

Teatro Garcia de Resende

Évora

Curso Profissional Intérprete da Escola Secundária André de Gouveia

Maiores de 12

75 minutos

Com doze anos de existência, o Curso Profissional Intérprete/Ator/Atriz, da Escola Secundária André de Gouveia, em Évora, tem constituído, ao longo destes anos, uma mais-valia para a região do Alentejo, por representar uma área artística que, para além da forte ação que exerce sobre os alunos que o frequentam, age também sobre a comunidade recetora – o público – imprescindível para o trabalho por ele desenvolvido.

Poucos domínios conseguirão, como o teatro, enriquecer tão profundamente a formação de um indivíduo, desenvolvê-lo, dotá-lo de capacidades que nem o próprio julgava possuir, estimulá-lo em outras que poderá aprender, despertando o seu potencial imaginativo e criativo. É a pessoa em si o espaço prioritário do teatro e a imaginação não tem limites.

Um Curso que tem parcerias com várias estruturas artísticas e que proporciona, aos alunos, a experiência de contactar com diferentes artistas, com diferentes estéticas, a possibilidade de assistirem a espetáculos de Teatro, Dança, Circo Contemporâneo, Ópera; Exposições; Workshops; visitas de estudo a Museus e a Festivais.

A peça é um delicioso exercício cénico. “Dança de Roda” é uma dança em dez quadros, em que cada par vai evoluindo numa ligação sem falhas. A prostituta fala com o soldado, este passa à cena seguinte onde troca galanteios com a criada que, por sua vez se deixa seduzir pelo jovem senhor na cena 3. Jovem senhor que desvia do bom caminho uma jovem senhora, que depois mostra o seu dia a dia com o marido, que por seu turno se envolve com a doce burguesinha, sendo que esta arrebata o poeta na cena 7, para a seguir o poeta se envolver com a actriz, esta com o conde e finalmente o Conde reencontrar a prostituta da cena 1, no final.
Arthur Schnitzler fez da sexualidade e dos códigos comportamentais da sociedade burguesa vienense do final do século XIX os grandes temas da sua obra. O olhar de um clínico de alma humana, sentado no leito de morte de uma sociedade decadente.

O objectivo deste estágio no Teatro Garcia de Resende, dirigido por profissionais de teatro, traduz-se num conjunto de práticas artísticas que aproximem os formandos ao trabalho teatral de uma estrutura profissional.

 

Ficha Técnica:

Texto: Arthur Schnitzler
Direção Artística, espaço cénico e guarda-roupa: José Russo e Ana Meira
Diretor do Curso e Orientador de Estágio: Carlos Alves
Professora de Movimento: Margarida Abrantes
Professora de Voz: Glória Costa Silva
Alunos atores: Ana Martins, Beatriz Barreiros, Carlota Figueiredo, Fábio Pé-Leve, Guilherme Bento, Inês Fernandes, Jéssica Rebocho, Kawanny Martins, Maria Brito, Miguel Seloca, Núria Graça, Rafael Mateus, Ricardo Pereira e Sofia Gomes
Iluminação: António Rebocho, assistido por Victor Emil – aluno em estágio do Instituto del Teatro de Barcelona
Música: João Loio (temas criados para uma montagem de “Dança de Roda” em 1983)

 

Teatro Garcia de Resende

26 de abril, 15h00
27 e 28 de abril, 16h00

A parceria de acolhimento com o CENDREV incluí a delegação de espaços para montagens, ensaios e apresentação. Disponibilização de equipamento e de pessoal técnico, serviços de frente de casa e bilheteira do TGR, bem como apoio na divulgação e comunicação do evento.

O evento é integrado na programação no âmbito da RTCP – Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.


Informações: (+351) 266 703 112 / Contactos
Compra de bilhetes: www.bol.pt

 

facebook.com/cendrev.teatro
instagram.com/cendrev.teatro