Diálogos de som e imagem: Obras para piano, electrónica e vídeo

Ana Telles

3 de novembro, 2023

Salão Nobre doTeatro Garcia de Resende

Évora

Integrado no Festival de Música Contemporânea de Évora

Maiores de 6

60 minutos

Consultar dados de bilheteira

Integrado no Festival de Música Contemporânea de Évora *

O Festival de Música Contemporânea de Évora está de regresso! Tem curadoria do Projecto DME, em parceria com a Câmara Municipal de Évora e a Escola de Artes da Universidade de Évora. Nestes mesmos moldes, o festival contou já com uma edição em 2021. Este ano, realiza-se entre 3 e 5 de Novembro, e dedicar-se-á às ligações entre a música e a performatividade em palco.

O Ensemble DME estreará uma obra de Gerhard Stäbler e Kunsu Shim, que estarão presentes no Festival, encomendada pelo Projecto DME para esta ocasião. Com o ensemble tocarão ainda um conjunto de alunos instrumentistas da Escola de Artes da Universidade de Évora.

Conta-se ainda com os recitais a solo da pianista Ana Telles e do jovem percussionista Paulo Amendoeira, a quem se juntam os percussionistas David Russo e Gonçalo Cerqueira, alunos da Universidade de Évora, e de dois ensembles de renome: Vertixe Sonora (Espanha) e ars ad hoc (Portugal). Este último estreará uma obra para quarteto de cordas de Mariana Vieira, compositora também em destaque neste festival, com a sua obra para coro e electrónica “Coro dos Pequenos Cidadãos”, a ser apresentada por um coro participativo que junta habitantes locais em palco, com direção musical do Pedro Nascimento e encenação de Jade Cambournac.

Sinopse:

Neste recital dedicado à recente música de compositores portugueses, envolvendo o piano e diferentes tipos de meios electrónicos, pretende-se homenagear a produção de João Pedro Oliveira, Carlos Marecos, Carlos Caires e João Madureira. Nascidos entre 1959 e 1971, estes compositores representam diferentes abordagens, estéticas e linguagens, sendo considerados expoentes da produção musical contemporânea no nosso país. Por outro lado, privilegiou-se a interação som-imagem, pois todas as obras apresentadas incluem uma componente videográfica, produzida com meios diversos em diferentes contextos. Por último, este programa espelha não só o trabalho colaborativo desenvolvido na Escola de Artes da Universidade de Évora, através da interacção entre vários dos seus docentes e estudantes, mas também com outras instituições de ensino superior portuguesas e estrangeiras (Escola Superior de Música de Lisboa, Universidade de Aveiro, University of California – Santa Barbara) e com importantes festivais nacionais e internacionais (Dias de Música Electroacústica, Monstra, Arras Film Festival).

As obras de João Madureira incluídas no programa foram escritas para Ana Telles, a quem são dedicadas, tendo sido estreadas em 2012. Para essas obras, foram elaboradas videografias da autoria de Maria Jacobetty Bacelar e João de Bettencourt Bacelar (docente da Escola de Artes da Universidade de Évora, tal como Ana Telles), publicadas na versão online da revista A Magazine. A obra de Carlos Caires e Emmanuel Kowandy resulta de uma parceria desenvolvida no âmbito da Temporada cruzada França-Portugal, tendo sido apresentada no Festival de animação Monstra, em Lisboa, e no Arras Film Festival (Arras, França), em 2022. A Casa do Cravo, de Carlos Marecos, encomenda do Festival Dias de Música Electroacústica, foi estreada por Ana Telles em 2019; com vista à sua inclusão no presente recital, foi elaborada uma leitura videográfica por estudantes da Licenciatura em Artes Plásticas – Multimédia da Escola de Artes Universidade de Évora, sob a orientação de Teresa Furtado e Miguel Soares, que aqui se apresenta. In Tempore, para piano e eletrónica, de João Pedro Oliveira, é uma obra de 2000; dezasseis anos mais tarde, o compositor desenvolvia a versão com videografia e videomapping da sua própria autoria que integra este recital.

Programa:

João Madureira:
Estudos Literários — Retratos (2011 – 13):
Cristiana (versão com vídeo de Maria Jacobetty Bacelar)
A.H. (versão com vídeo de João de Bettencourt Bacelar)

João Madureira:
Coroa (2011) (versão com vídeo de João de Bettencourt Bacelar)

Carlos Caires/Emmanuel Kowandy:
NuN (2022), para piano, electrónica e vídeo de animação

Carlos Marecos:
A Casa do Cravo (2019), para piano e electrónica (versão com vídeo de estudantes da Licenciatura em Artes Plásticas – Multimédia da Universidade de Évora, sob a orientação de Teresa Furtado e Miguel Soares)

João Pedro Oliveira:
In Tempore (2000), para piano, eletrónica e vídeo

 

Fotografia de capa: Mike the Axe

* Ver programa completo do festival:

 

Salão Nobre do Teatro Garcia de Resende

3 de novembro, 2023

18h00

ENTRADA LIVRE !


A parceria de acolhimento com o CENDREV incluí a delegação de espaços para montagens, ensaios e apresentação. Disponibilização de equipamento e de pessoal técnico, serviços de frente de casa e bilheteira do TGR, bem como apoio na divulgação e comunicação do evento.

O evento é integrado na programação no âmbito da RTCP – Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.


Informações: (+351) 266 703 112 / Contactos
Compra de bilhetes: www.bol.pt

 

facebook.com/cendrev.teatro
instagram.com/cendrev.teatro