Documentos técnicos
O projeto Teatro Garcia de Resende é inspirado pelos modelos neoclássicos, tendo como paradigma os teatros italianos de meados do século XVIII, sendo um dos mais representativos teatros à italiana existentes em Portugal e na Europa.
Os espaços funcionais distribuem-se em diversos pisos, e dividem-se em espaços administrativos, públicos e técnicos.
Depois da porta principal, encontramos a Receção/bilheteira que nos acolhe com um leque de materiais que vão da divulgação da programação a revistas e livros de teatro. Logo depois deparamo-nos com o Foyer um espaço retangular, ladeado pela zona da receção e bar, que tem como elementos decorativas telas pintadas e algumas esculturas contemporâneas umas delas de João Cutileiro.Sucedem-se as escadarias que nos guiam aos corredores de circulação, às frisas e à sala principal, bem como as escadarias em madeira com ligação às várias ordens de camarotes superiores e salas.No primeiro piso encontramos o Salão Nobre composto por três salas que comunicam entre si por arcos. O espaço tem capacidade de acolher reuniões, mesas redondas, ensaios de mesa, pequenos debates e alguns espetáculos de pequena complexidade.
No último piso temos a Sala Estúdio, antiga sala da escola de formação de atores do Centro Cultural de Évora, que funciona como sala de ensaios. No mesmo piso encontramos o Centro de Documentação, criado pelo Centro Cultural de Évora, atual CENDREV, onde pode consultar-se um significativo espólio de documentos, livros de dramaturgia e fotos de cena, dignos de uma biblioteca.
O edifício de planta retangular insere-se no grupo de auditórios de planta em ferradura, com capacidade de 338 lugares, distribuídos por plateia, frisas, camarotes de 1º ordem, camarotes de 2º ordem e galinheiro situado no último piso, e que atualmente não acolhe público.
A sala está ligada à caixa de palco pela boca de cena em arco abatido (10,8 m x 10 m), e é dotada de um discreto fosso de orquestra.
Os espaços técnicos/cena (palco) têm a largura de 30 metros e 23 metros de profundidade, com pendente de 3, 5 %, e soalho em madeira. Ao fundo do Palco distribuem-se os 18 camarins por diversos pisos.
A caixa de palco contém também a teia com estrutura e piso em madeira, a 22 m de distância do piso do palco, falsa teia, igualmente em madeira, montada a 25 m, e uma ordem de varandas laterais que servem toda a mecânica de cena ali existente (mecânica de cena mista – contrabalançada e motorizada através da chaminé de contra pesos).
Horário Equipa Técnica:
O horário da Equipa Técnica do teatro é 9h00 às 12h30 / das 14h00 às 17h30. O horário da noite é das 20h00 às 00h00 para o dia do espetáculo ou em extrema necessidade para montagem, assim que solicitado.