Embarcação do Inferno
Gil Vicente
Évora 10 de Outubro 2016 | Coimbra no dia 10 de Novembro de 2016 | Digressão em datas posteriores
Teatro Garcia de Resende
CENDREV
M/12
60 minutos
PARTILHAR
Co-produção entre CENDREV – Centro Dramático de Évora e A Escola da Noite.
Estreado em 2016 no Teatro Garcia de Resende, com encenação de António Augusto Barros e José Russo, “Embarcação do Inferno” mantém-se em cena até hoje, tendo sido apresentado em 180 sessões. Foi visto até ao momento por 18 mil espectadores.
Construído por duas das companhias portuguesas que mais aprofundadamente têm trabalhado a obra de Gil Vicente, o espetáculo assinala a passagem dos 500 anos sobre a primeira apresentação do “Auto de Moralidade da Embarcação do Inferno”, também conhecido como “Auto da Barca do Inferno”. A Escola da Noite e CENDREV assumem a vontade de celebrar com o público este momento fundador do Teatro português, afirmando que Gil Vicente não é “apenas” o nosso maior dramaturgo, mas também uma das figuras cimeiras da nossa literatura e da nossa cultura. Respeitando a versão integral do texto, tal como foi fixada por Paulo Quintela em meados do século XX, esta criação desafia os espectadores a confrontarem-se com tudo o que a peça continua a ter para nos oferecer, cinco séculos depois.
Sem saber se vai para o céu ou para o inferno, o CENDREV convida todo o público a vir comemorar os 45 anos do Centro Dramático de Évora com espectáculos de entrada gratuita!
O CENDREV comemora 45 anos de atividade com um dos textos mais conhecidos do teatro português – o “Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente.
FICHA TÉCNICA:
Número de espectáculos190
Sessão 190 da Embarcação do Inferno, no Teatro da Cerca de S. Bernardo.
Coímbra, 11 de Janeiro de 2023.
Com Rosário Gonzaga, Ricardo Kalash, Jorge Baião, Ana Meira, José Russo, Igor Lebreaud, Miguel Magalhães e Maria Marrafa.