Música na viragem do século

18 de Outubro, 2022

Palácio de D. Manuel

Évora

Orquestra do Alentejo

M/6

60 minutos

Consultar dados de bilheteira

Este concerto, com obras de Edward Elgar, Paul Juon e Ermanno Wolf-Ferrari, apresenta três obras escritas dentro de um espaço de menos de uma década: as serenatas de Elgar e de Wolf-Ferrari em 1892; as cinco peças de Paul Juon em 1900. Esta semelhança de data chama ainda maior atenção ao contraste de estilos dos respectivos compositores.
Edward Elgar (1857-1923), tem como obras mais conhecidas são as Variações Enigma, o Concerto para violoncelo, a oratória O Sonho de Gerôncio e as marchas Pompa e Circunstância.
A obra de Paul Juon (1872-1940) é pouco conhecida mas demonstra características perfeitamente atualizadas para a época, por vezes com uma certa influência de Tchaikovsky.
Esta obra de Ermanno Wolf-Ferrari (1876-1948) é uma das suas primeiras peças mas demonstra um domínio excepcional do métier de compositor, acabando com uma fuga de uma energia irresistível.
Este programa apresenta obras do período áureo da orquestra de cordas como conjunto – obras que se juntam a um cânone de peças de Dvorák, Tchaikovsky, Grieg, Nielsen, Janacek, Sibelius, entre outros.

 

Ficha técnica:
Concerto: Orquestra do Alentejo | Direção: Christopher Bochmann | Obras de: Edward Elgar, Paul Juon e Ermanno Wolf-Ferrari | Violino 1: Luís Rufo, Vasken Fermanian, Júlia Nunes, Margarida Oliveira | Violino 2: Susana Nogueira, Tamara Torres, Rui Ramos, Joana Canhoto | Violeta: André Penas, Ana Russo, Francisca Bonacho | Violoncelo: Samuel Santos, André Rocha, Joana Rosa | Contrabaixo: Hugo Monteiro

Fotografia: Carolina Lecoq

 

Informações e reservas:
(+351) 266 703 112 / geral@cendrev.com / www.bol.pt
Bilhete: 8€ (descontos para estudantes, séniores, famílias e grupos)