ARTHE – Arquivar o Teatro: produzindo um Guia de Práticas Arquivísticas em Artes performativas

Maria João Brilhante

28 de março, 2024

Salão Nobre do Teatro Garcia de Resende

Évora

Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da ULisboa

Acesso gratuito mas condicionado pelo projeto *

28 de março – O CENDREV acolhe no Teatro Garcia de Resende a 3⁠ª Jornada do projeto ARTHE – Arquivar o Teatro que reunirá a equipa de investigadores, as companhias parceiras, os consultores, os parceiros institucionais e convidados para a apresentação de uma primeira proposta visando a elaboração do Guia de Práticas Arquivísticas em Artes performativas que será um dos resultados do projeto. A Jornada decorrerá entre as 10h e as 17h30.

Depois da elaboração, aplicação, validação e análise de um questionário preparado para identificar a situação dos arquivos das 18 companhias parceiras, é o momento de identificar as necessidades sentidas pelas companhias e às quais as práticas de arquivo pensadas a partir das artes performativas podem responder. Haverá que colher o contributo da ciência arquivística e cruzá-lo quer com as especificidades dos materiais das estruturas de criação – sem descurar tipologias várias da organicidade dos seus arquivos – quer com os usos que esses materiais e agentes propõem nas suas atividades de criação e conservação.

Iremos então apresentar uma proposta ainda em aberto para que o trabalho concreto a realizar na Jornada possa acontecer para prosseguirmos devidamente informados até à produção de um guia que poderá servir estruturas com longo historial de produção de arquivo, assim como estruturas mais recentes que aplicam, a essa produção, ações enquadradas por diferentes modalidades de gestão e de criação artística.

Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. no âmbito do projeto PTDC/ART-PER/1651/2021

 

Salão Nobre do Teatro Garcia de Resende

28 de março, 2024

10h00 – 17h30

 

* Entradas condicionadas pelo projeto para participantes das sessões anteriores.


A parceria de acolhimento com o CENDREV incluí a delegação de espaços para montagens, ensaios e apresentação. Disponibilização de equipamento e de pessoal técnico, serviços de frente de casa e bilheteira do TGR, bem como apoio na divulgação e comunicação do evento.

O evento é integrado na programação no âmbito da RTCP – Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.


Informações: (+351) 266 703 112 / Contactos
Compra de bilhetes: www.bol.pt

 

facebook.com/cendrev.teatro
instagram.com/cendrev.teatro