Encontro de Teatro Ibérico 2023

No início de outubro voltou a ter lugar na cidade o Encontro de Teatro Ibérico. Durante 6 dias tivemos a oportunidade de ver um conjunto de espetáculos, debater ideias e pontos de vista sobre as diversas áreas que intervêm no fazer do teatro e foi afirmada ainda a vontade de continuar a realizar estes Encontros porque dispomos de condições verdadeiramente singulares, o Teatro Garcia de Resende, uma cidade Património Mundial que é capital duma região, o Alentejo que valoriza e preserva a sua forte identidade.

Este 𝐄𝐧𝐜𝐨𝐧𝐭𝐫𝐨 teve a sua primeira edição em 2003 numa parceria com o 𝐈𝐧𝐬𝐭𝐢𝐭𝐮𝐭𝐨 𝐈𝐧𝐭𝐞𝐫𝐧𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 𝐝𝐞 𝐓𝐞𝐚𝐭𝐫𝐨 𝐝𝐨 𝐌𝐞𝐝𝐢𝐭𝐞𝐫𝐫𝐚̂𝐧𝐞𝐨. Permitiu desenvolver relações no espaço ibérico que contribuíram para aproximar estas duas realidades através do conhecimento das dramaturgias e do trabalho teatral realizado em ambos os países. Foram estabelecidas relações com um conjunto de companhias espanholas e portuguesas com responsabilidades na gestão e programação de salas de espetáculos, o que tomou forma através do 𝐂𝐢𝐫𝐜𝐮𝐢𝐭𝐨 𝐈𝐛𝐞́𝐫𝐢𝐜𝐨 𝐝𝐞 𝐀𝐫𝐭𝐞𝐬 𝐂𝐞́𝐧𝐢𝐜𝐚𝐬, criado em 2014.

O ciclo que agora iniciámos tem como principal objetivo restabelecer e aprofundar essas relações teatrais no espaço ibero-mediterrâneo, neste caminho que nos vai levar até à Capital Europeia da Cultura 2027. No final do Encontro foi lançado um desafio a todos os participantes: escrever sobre as questões abordadas ou assuntos que devemos considerar no próximo encontro, a serem compiladas num 𝐂𝐚𝐝𝐞𝐫𝐧𝐨 𝐝𝐨𝐬 𝐄𝐧𝐜𝐨𝐧𝐭𝐫𝐨𝐬 que se propõe ser lançado na próxima edição em 𝐧𝐨𝐯𝐞𝐦𝐛𝐫𝐨 𝐝𝐞 𝟐𝟎𝟐𝟒.

A programação deste Encontro de Teatro Ibérico 2023 incluiu a apresentação de seis espetáculos, um por cada dia do encontro de quatro companhias portuguesas e duas espanholas:  “𝐔𝐦 𝐇𝐚𝐦𝐥𝐞𝐭 𝐓𝐫𝐚𝐠𝐢𝐜𝐨́𝐦𝐢𝐜𝐨” de Paulo Calatré pelo Teatro Das Beiras,  “𝐎 𝐇𝐨𝐦𝐞𝐦 𝐝𝐨 𝐂𝐚𝐦𝐢𝐧𝐡𝐨” de Plínio Marcos pela A Escola da Noite e Grupo Quinta Parede, “𝐕𝐢𝐚𝐣𝐞 𝐚 𝐏𝐚𝐧𝐜𝐚𝐲𝐚” de Cristina Yañez pelo Tranvía Teatro, “𝐋𝐢𝐛𝐫𝐨 𝐝𝐞 𝐁𝐮𝐞𝐧 𝐀𝐦𝐨𝐫” de Arcipreste de Hita pelo Teatro Guirigai, “𝐎 𝐂𝐞𝐫𝐜𝐨 𝐝𝐞 𝐋𝐞𝐧𝐢𝐧𝐞𝐠𝐫𝐚𝐝𝐨” de José Sanchis Sinisterra pelo Teatro em Curso e “𝐌𝐚𝐠𝐧𝐞́𝐭𝐢𝐜𝐨” de Abel Neves pelo CENDREV.  O Encontro contou com quatro tardes de animadas conversas, em que participaram as pessoas envolvidas nos espetáculos e um conjunto de convidados actores, encenadores, dramaturgos, cenógrafos, músicos, iluminadores, fotógrafos e público em geral, que puderam deixar a sua reflexão sobre o Teatro que continua a juntar os Homens para cumprir a sua importante função social.
Ao todo, podemos dizer que nestes 𝐬𝐞𝐢𝐬 𝐝𝐢𝐚𝐬 o Teatro Garcia de Resende recebeu 𝐜𝐞𝐧𝐭𝐞𝐧𝐚𝐬 𝐝𝐞 𝐩𝐞𝐬𝐬𝐨𝐚𝐬, e acreditamos genuinamente que, tendo em conta as reações que percebemos ao longo do evento, este número possa facilmente crescer nas próximas edições.
𝐁𝐞𝐦 𝐡𝐚𝐣𝐚𝐦.
𝐂𝐄𝐍𝐃𝐑𝐄𝐕

 

 

As conversas:

Dias 4, 5, 6 e 7 de outubro, 2023.
Foram intervenientes representantes das companhias, assim como outros convidados (cenógrafos, músicos, figurinistas), e público em geral.

Do programa fizeram parte os seguintes espetáculos:

Nothing found.


Bilhetes disponíveis na bilheteira do Teatro Garcia de Resende e online em bol.pt.

Contacto da bilheteira:
Telefone: 266 703 112
E-mail: geral @ cendrev.com

Segunda a sexta-feira: das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30
Em dias de espetáculo: abertura duas horas antes do início
Aos sábados e domingos de manhã: abertura uma hora antes do início do espetáculo
Não se efetuam reservas.

facebook.com/cendrev.teatro
instagram.com/cendrev.teatro


Quem tem Medo das Emoções

A pandemia Covid 19 provocou um choque emocional em todo o mundo, convulsionando a vida como a conhecíamos e contaminando a nossa experiência íntima. Ainda não falámos o bastante sobre ela. Ainda não ganhámos uma maior consciência colectiva sobre como a nossa vida privada é determinada por condicionantes políticas, mediáticas, sociais ou culturais. O livro Quem tem medo das emoções? reúne episódios em que esses condicionamentos são evidentes fazendo uma ponte com abordagens teóricas contemporâneas, numa perspetiva de construção de futuro, não de um relato do passado. Nesta sessão, pretende-se abrir um espaço de partilha sobre experiências da pandemia a partir de autores que pensam criticamente os afectos.
Ana Pais é investigadora em artes performativas (Centro Estudos de Teatro – FLUL), dramaturgista e curadora. É autora do livro O Discurso da Cumplicidade. Dramaturgias Contemporâneas (2004) e de Ritmos Afetivos nas Artes Performativas (2018). Organizou ainda a antologia Performance na Esfera Pública (2017). Como dramaturgista, colaborou com criadores de teatro e dança em Portugal e, como curadora, concebeu e coordenou vários eventos de curadoria discursiva, dos quais destaca o Projecto P! (2017).

 

Salão Nobre
8 Outubro, 2022 – 18h00

Sem lugares marcados
informações e reservas:
(+351) 266 703 112 / geral@cendrev.com / www.bol.pt

Entrada livre.

 


Apresentação pública da Antologia de Teatro Galego Contemporâneo

Obra em dois volumes, que reúne doze peças de outros/as tantos/as dramaturgos/as da Galiza desde meados do século XX até aos nossos dias: Xohana Torres, Euloxio R. Ruibal, Roberto Vidal Bolano, Manuel Lourenzo, Luisa Villalta, Raul Dans, Gustavo Pernas Cora, Candido Pazo, Marcos Abalde, Esther Carrodeguas, Vanesa Sotelo e AveLina Pérez.
Os livros vêm dar continuidade à colecção Cena Lusófona, dedicada à dramaturgia dos países de língua portuguesa, que incluía já autores/as de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Mocambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.
Edição: Cena Lusófona – Associação Portuguesa para o Intercâmbio Teatral
Apoios: DGArtes, Câmara Municipal de Coimbra, Ministério da Cultura de Espanha, Deputacion da Corunha, Deputacion de Lugo, Consello Cultural Galego, Xunta de Galicia, DramaturGA.

10 de Setembro às 18h00
Salão Nobre

Informações e reservas:
(+351) 266 703 112 / geral@cendrev.com / www.bol.pt
Entrada Livre


Gil Vicente no seu Tempo e no Nosso Tempo

Associada à temporada em Évora do espetáculo “Embarcação do Inferno”, A Escola da Noite e o CENDREV organizam a conferência “Gil Vicente no seu tempo e no nosso tempo”, a cargo dos professores e investigadores Hélio Alves (Universidade de Évora) e José Augusto Cardoso Bernardes (Universidade de Coimbra).

Com entrada gratuita, esta conferência terá lugar na próxima quinta-feira, 13 de Outubro, pelas 18h00, na Biblioteca Pública de Évora, no âmbito da Mostra Bibliográfica dos 500 anos do Cancioneiro Geral que decorre naquela instituição. Reforça-se assim a parceria das companhias com outras instituições da cidade, depois de, no passado Sábado, a sessão do espetáculo ter integrado o programa oficial do Congresso Internacional “Poesia de Cancioneiro e cultura de corte: nos 500 anos do Cancioneiro Geral”, organizado por quatro dos principais centros de investigação universitários do país na área da Literatura.

CONFERÊNCIA
Gil Vicente no seu tempo e no nosso tempo
Hélio Alves (Univ. Évora) e José Augusto Cardoso Bernardes (Univ. Coimbra)
13 de Outubro de 2016
quinta-feira, 18h00
Biblioteca Pública de Évora > entrada gratuita

Outras datas:
Coimbra, 17 de Novembro de 2016, 18h00
Bragança, 10 de Janeiro de 2017
Aveiro, 19 de Janeiro de 2017
Viana do Castelo, 28 de Janeiro de 2017
Caldas da Rainha, 9 de Março de 2017
Barreiro, 29 de Março de 2017
Figueira da Foz, 2 de Novembro de 2017
Castelo Branco, 22 de Novembro de 2017
Porto, 15 de Janeiro de 2018
Braga, 20 de Novembro de 2018
Ponta Delgada, 27 de Novembro de 2018


Informações e reservas:
(+351) 266 703 112 | Contacto

© 2026 Centro Dramático de Évora.
Direitos reservados.

Privacy Preference Center

Utilizamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios, para fornecer características das redes sociais e para analisar o nosso tráfego. View more
Accept
Decline