Notícia
27 de dezembro, 2024
Salão Nobre do Teatro Garcia de Resende
António Augusto Barros encena em Novembro de 2024 a Frágoa de Amor, de Gil Vicente, com estreia em Coimbra e circulação por Évora. Este é um texto raramente levado à cena, e que se apresenta agora no contexto de um processo de trabalho onde texto e música (direcção musical de Hugo Sanches) se interligam e descobrem mutuamente. A legibilidade cénica deste texto de Gil Vicente reencontra neste trabalho os filamentos do seu contexto originário (texto, música e contexto da representação eborense em 1524 ou 1525, «na festa do desposório» de D. João III com D. Catarina), e neles alicerça as razões artísticas, de investigação e de criação que presidem à sua representação hoje.
O encontro entre António Augusto Barros e os alunos da licenciatura em Teatro da Universidade de Évora visa potenciar a partilha dos desafios com que o projecto confrontou o encenador, as vias por ele abertas no processo de criação cénica, nomeadamente pela aproximação à investigação musicológica, e as relações deste projecto com outras etapas da sua já longa experiência de encenação de textos de Gil Vicente. O encontro é aberto, naturalmente, a todos os interessados.
Encontro organizado no contexto da UC História do Teatro Português, da Licenciatura em Teatro, Departamento de Artes Cénicas, Escola de Artes da Universidade de Évora, em parceria com o CENDREV/TGR.
Moderação
José Alberto Ferreira (DAC – U. Évora)
Salão Nobre do Teatro Garcia de Resende
Quarta-feira, 27 de novembro, 2024
15h00
PARTILHAR