liberaLinda

João Brites a partir de texto de Natalia Correia

19 e 20 de julho, 2025

Jardim Publico

Évora

Teatro O Bando

O projeto liberaLinda surge no ano em que celebramos 50 anos de vida como grupo de Teatro, os quais não podem ser dissociados da celebração dos 50 anos da Revolução de Abril, que está na nossa génese.

Reunimos um conjunto de ações que procuram revisitar com os olhos de hoje alguns momentos do Teatro O Bando. Para além de uma Intervenção Teatral, liberaLinda é também composta por uma instalação cenográfica e um documentário: traVessia, que acolhe a exposição de 24 figurinos que marcaram o percurso do grupo, suspensos ao ar livre, numa homenagem às atrizes, atores e figurinistas que passaram pel’O Bando e oKupação, documentário realizado por Rui Simões a partir da ocupação teatral da redação da TSF que teve lugar a 24 de abril de 2014.

liberaLinda, no seu conjunto de ações, permite-nos fazer uma viagem onde somos conduzidos por estímulos visuais, pelas palavras que ouvimos, pelas palavras que encontramos escritas, pelos sons, toques e imagens, que nos são apresentados e que nos levam a questionar a ideia de uma memória viva que nos acompanha.

liberaLinda é assim um percurso de polifonias, imagens breves e perenes que constituem um arquivo vivo de textos, artistas, vozes e corpos que caminham na relação com o espectador.

 

traVessia
traVessia é uma cenografia concebida a partir de uma exposição dos figurinos que marcam o longo percurso do Teatro O Bando, agora suspensos ao ar livre em picotas que os elevam para evidenciarem aquelas roupas que, como uma espécie de pele, caracterizam as personagens. Os corpos dos atores deram origem ao vazio de imaginários manequins. Os tecidos moldam uns corpos que já não estão lá, mas que continuam a evocar a sua real existência e assim permanecem emplumados, preenchidos e presentes. São cinco décadas ancoradas em personagens que emergem dos textos de dezenas de escritores portugueses que, ao ar livre, podem agora dialogar com as árvores e o espaço público onde se irão instalar.

Cenografia João Brites e Rui Francisco
Construção cenográfica JSVC construção
Corpos suspensos Dora Sales, Brenda Martins e Fátima Santos
Coordenação de construção dos corpos e figurinos Clara Bento
Figurinos de Clara Bento, Jasmin de Matos, Jaime Azinheira, Maria Matteucci, Mariana Sá Nogueira, Rafaela Mapril, Vera Castro e Catarina Fernandes
Montagem Vítor Santos, Fabian Bravo, Marcelo Ferreira e Miguel Jesus
Desenho de som e dispositivo sonoro Miguel Lima
recolha arquivo sonoro Miguel Jesus

 

oKupação
Documentário realizado por Rui Simões numa produção da Real Ficção a partir da ocupação teatral da redação da TSF que, no dia 24 de abril de 2014, integrou as comemorações de 40 anos da Revolução e do Teatro O Bando. Nesse dia, sem aviso prévio aos ouvintes, a Rádio TSF convidou o Teatro O Bando a tomar conta da emissão da manhã durante cerca de 90 minutos. Sob direção de João Brites, 24 atores, 16 músicos e dezenas de participantes entraram na redação armados de palavras e de música para proclamarem o direito à voz, à palavra, ao protesto e à livre manifestação de quem se serve dos poemas e dos romances dos nossos escritores para falar do presente, confundindo propositadamente a realidade da ficção com a realidade quotidiana.

realização Rui Simões imagem e som Rui Simões Sofia Ferreira montagem Pedro Tavares, Neuza Nogueira e Ana Teresa Rodrigues misturas som Tiago Inuit correção de cor Ana Teresa Rodrigues genérico e grafismo Neuza Nogueira e Sofia Ferreira música Uma Pátria (a partir do Poema de Eugénio de Andrade) tradução Joana Lima Martins direção de produção Jacinta Barros uma produção Real Ficção uma ideia de Fernando Alves com a colaboração da direção da TSF

uma criação Teatro O Bando encenação e coordenação artística João Brites assistência de encenação Miguel Jesus composição e direção musical Jorge Salgueiro cenografia Rui Francisco figurinos e adereços Clara Bento atores e atrizes Ana Brandão, Ana Lúcia Palminha, Antónia Terrinha, Bibi Gomes, Bruno Huca, Cândido Ferreira, Estêvão Antunes, Fátima Santos, F. Pedro Oliveira, Gonçalo Amorim, Guilherme Noronha, Horácio Manuel, Joana Manaças, Juliana Pinho, Nicolas Brites, Nuno Nunes, Paula Só, Pedro Gil, Raul Atalaia, Rita Cruz, Rosinda Costa, Sara Belo, Sara de Castro, Susana Blazer e Suzana Branco.

 

liberaLinda é um projeto desenvolvido com o apoio da Comissão Comemorativa 50 Anos 25 de Abril.

 

 

Jardim Público de Évora

liberaLinda – Teatro O Bando
Exposição | Filme | Intervenção Teatral

Exposição traVessia e documentário Okupação — 15 a 20 de julho 
Intervenção teatral — 19 e 20 de julho, às 17h00 e 19h00

inscrição obrigatória através de formulário: forms.gle/NmwjkyVWcRtD3ThT7