Os Lusíadas Como Nunca os Ouviu

Luís de Camões por António Fonseca

28 e 29 de março, 2025

Teatro Garcia de Resende

Évora

Teatro Nacional D. Maria II

Maiores de 6

Escolas: 90' | Geral: 180 minutos

Para António Fonseca, Os Lusíadas é primordialmente a história da primeira viagem marítima entre Lisboa e a Índia. Desde 2008, o ator tem aprimorado um projeto de audição (em teatros, tertúlias, num audiolivro) desta obra maior: “Difícil de ler, sobretudo pelo jogo sintático, Os Lusíadas revela-se fácil de ouvir.” No âmbito das comemorações dos 500 anos do nascimento de Camões, António Fonseca convoca-nos para duas propostas de leitura. De Lisboa à Índia – Ida, destinado ao público escolar, centra-se na ideia de viagem e estende-se até ao Canto VI (chegada à Índia): oferece contexto e atualização à narrativa, sonda o ritmo e a musicalidade da linguagem. De Lisboa à Índia – Ida e Volta abrange toda a obra e convida o público em geral para uma desconstrução de Os Lusíadas, rasteirando ideias feitas. Num caso e noutro, enquadrada por comentários e interações, há uma grande “estória da condição de ser humano” a ouvir em conjunto.

António Fonseca. Nasceu em 1953 em Santo Tirso. Estudou Teatro e Filosofia. Alguns trabalhos mais recentes em teatro: Suécia de Pedro Mexia, enc. Nuno Cardoso; Ensaio de Orquestra, a partir de F. Fellini, enc. Tónan Quito; O
Inesquecível Professor, de Pedro Gil; Catarina e a beleza de matar fascistas, de Tiago Rodrigues; Os Lusíadas como nunca os ouviu, a partir de L Camões A matança Ritual de Gorge Mastromas, de David Kelly, enc. Tiago Guedes; Medronho, de Sandro W Junqueira, enc. Giacomo Scalisi; Frei Luís de Sousa de Almeida Garrett, encenação de Rogério de Carvalho…. Televisão: Terra Brava; Mar Salgado (SIC); Cidade Despida; Depois do Adeus; Odisseia; Os Boys; Sul; Causa Própria (RTP1)… Cinema: Primeira Obra de Rui Simões; Sombras Brancas de F. Vendrell; Primeira Obra de Rui Simões Vida Invisível, de Karim Ainouz (vencedor de Un Certain Regard no festival de Cannes); Snu, de Patrícia Sequeira; L’Aragnée Rouge de Franco Florino; Nomeação para os Prémios Sophia de cinema (ator secundário) em Florbela, de Vicente Alves do Ó…. Gravou Os Lusíadas, no audiolivro Os Lusíadas como nunca os ouviu – versão integral da epopeia de Luís de Camões e Amor de Perdição de Camilo Castel Branco – Imprensa Nacional Casa da Moeda.
Desenvolveu projetos nos domínios do Teatro e Educação e de formação com destaque para o trabalho na Escola Secundária Camilo Castelo Branco (Carnaxide), Escola Superior de  Educação de Coimbra (Curso de Teatro e Educação), Teatro Nacional de S. João e Companhia de Teatro de Braga.

 

Texto Luís de Camões | Por António Fonseca | Promoção, difusão e agendamento: Companhia Nacional de Espectáculos
Este espetáculo foi criado no âmbito do projeto Próxima Cena. Uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II, do BPI e da Fundação ”la Caixa”

 

Teatro Garcia de Resende

28 de março, sessões para escolas às 11h00 e às 15h00
29 de março, sessão para público em geral às 19h00



Informações: (+351) 266 703 112 / Contactos
Compra de bilhetes: www.bol.pt

facebook.com/cendrev.teatro
instagram.com/cendrev.teatro