SONS NO SALÃO: Duo Corda Latina
PARTILHAR
A literatura não é abundante para a formação de violoncelo e guitarra. No entanto, este tipo de instrumentação remonta ao período barroco, em que um alaúde acompanhava frequentemente a viola da gamba. A desproporção entre o poder sonoro do violoncelo e a fragilidade da guitarra – talvez motivo de escassez de repertório – é compensada atualmente pelo uso da amplificação da guitarra.
Paulo Vaz de Carvalho iniciou o estudo de guitarra como autodidacta em Vila Real.Concluiu o curso superior de guitarra com a classificação de “Primeiro Prémio por Unanimidade” na Escola Nacional de Música de Aulnay, sob orientação de Raymond Gratien. Concluiu em 1993 o curso de Mestrado em Ciências Musicais acerca da vida e obra do guitarrista e compositor portuense António da Silva Leite. Sob orientação de João Pedro Oliveira e François Dry, concluiu Doutoramento na Universidade de Aveiro sobre o tema ” Pensamento Polifónico na Didáctica de Guitarra, séculos XVII a XX”.Apresentou-se em programas musicais de Rádio e Televisão e em temporadas da Fundação Calouste Gulbenkian, Ministério da Cultura, Fundação de Serralves, Festival de Guitarra de Aveiro, e Semana de Guitarra de Lisboa, Festival Internacional de Santo Tirso e Bolivar Guitar Festival, em Londres.Tem participado na divulgação de obras a solo, em conjunto e com orquestra dos compositores Cândido Lima, Fernando Lopes-Graça, Victorino de Almeida e Isabel Soveral. Tem composto música para cena e recitais de poesia.
Marco Pereira estudou violoncelo na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo e na Academia Nacional Superior de Orquestra, em Lisboa, com Paulo Gaio Lima. Frequentou posteriormente a Escuela Superior de Música Reina Sofia, em Madrid, onde foi aluno de Natalia Shakovskaya. Durante este percurso teve a oportunidade de trabalhar com outros grandes mestres do violoncelo como Natalia Gutman, Gary Hoffman, Phillipe Muller, ou Ivan Monighetti. É 1.º Solista no naipe de violoncelos da Orquestra Gulbenkian. Apresenta-se regularmente como solista de concerto, tendo colaborado com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a Joensuu Orchestra (Finlândia) e a Orquestra do Atlantic Music Festival (E.U.A.), entre outras. Foi professor de violoncelo na Universidade de Aveiro e na Universidade do Minho. Desde 2011, é D’Addario Bowed Artist e Faculty Artist do Atlantic Music Festival – Watterville (E.U.A.).
FICHA ARTÍSTICA:
Paulo Vaz de Carvalho, guitarra | Marco Pereira, violoncelo
Produção: Black Dress
Salão Nobre do Teatro Garcia de Resende
2 de maio : 18h30
8.00€
Informações: (+351) 266 703 112 / Contactos
Compra de bilhetes: www.bol.pt