Gestos que Lembram Abril

11 de junho, 2024

Salão Nobre do Teatro Garcia de Resende

Évora

Arte pela Democracia

Maiores de 6

50 minutos

Consultar dados de bilheteira

«Gestos que Lembram Abril» é um dos 45 projetos apoiados pelo programa «Arte pela Democracia», uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril em parceria com a Direção-Geral das Artes.
Propõe a construção de uma memória histórica coletiva, apresentando a linha cronológica que levou à Revolução do 25 de Abril e à implementação da Democracia. Para isso, o projeto promove o conhecimento de músicas de resistência ao Estado Novo em formato de concertos, gerando uma oportunidade de refletir sobre os acontecimentos sócio-políticos que levaram à escrita das canções. Trata-se de uma forma de cruzar a aprendizagem da História e da Cidadania através da Arte, entendendo o passado e analisando o futuro. Estas canções, bastiões dos ideais revolucionários, serão parte de um repertório a ser escolhido democraticamente pelo grupo de jovens participantes que formarão parte de um grupo de coro. Este grupo será guiado por um maestro de soundpainting (uma técnica criativa de dirigir grupos).
O projeto integra jovens surdos e ouvintes, sendo acompanhado pela equipa de intérpretes de Língua Gestual da escola, ensinando todas as pessoas participantes a interpretar várias frases das canções e da narração. Lança-se então o desafio de abraçar diferentes formas de comunicar: a música, o canto, a língua gestual e o soundpainting.

Músicos/as: André Viegas, Mariana Ramos Correia, Nuno Cintrão, Tozé Bexiga, Vera Marques (Puçanga).

 

 

 

Teatro Garcia de Resende

11 de junho, 2024

18h30

 

Evento gratuito


A parceria de acolhimento com o CENDREV incluí a delegação de espaços para montagens, ensaios e apresentação. Disponibilização de equipamento e de pessoal técnico, serviços de frente de casa e bilheteira do TGR, bem como apoio na divulgação e comunicação do evento.

O evento é integrado na programação no âmbito da RTCP – Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.


Informações: (+351) 266 703 112 / Contactos
Compra de bilhetes: www.bol.pt

 

facebook.com/cendrev.teatro
instagram.com/cendrev.teatro