23 segundos

Miguel Falcão

15 de junho, 2024

Teatro Garcia de Resende

Évora

Comuna Teatro de Pesquisa

Maiores de 12

80 minutos

Cinco homens, presos políticos, conhecem-se numa cela comum da cadeia onde cumprem pena por atividades consideradas subversivas contra o Estado. Juntos, mesmo correndo o risco de serem descobertos e torturados, engendram um plano de fuga, com a cumplicidade da companheira de um deles: escavar um túnel com cerca de doze metros, entre a cela e a muralha exterior da prisão. Durante meses, com tarefas cumpridas de forma organizada, meticulosa e paciente, põem o plano em marcha, sempre atentos aos passos e às rotinas dos guardas. Sabem que, desde que ouvem a chave a entrar sonoramente na fechadura da porta do edifício até à ronda da sua cela, o guarda mais rápido demora 23 segundos. Apenas 23 segundos. É esse o tempo de que dispõem para disfarçarem o aparato da escavação e voltarem às camas, dando a ideia de total normalidade.
Tratando-se embora de ficção, a ação inspira-se numa situação verídica ocorrida na Cadeia do Forte de Peniche, na primeira metade dos anos 50, durante a ditadura do Estado Novo. Na peça, a data e o local não são precisados, porque o assunto é de todos os tempos e de todos os lugares em que houver pessoas inconformadas e dispostas a lutar pela democracia e pela liberdade.
Miguel Falcão

 

Ficha Artística:

Autoria: Miguel Falcão
Direção: João Mota
Assistente de Encenação: Patrícia Neves

Interpretes (por ordem de entrada): Hugo Franco, Gonçalo Botelho, Paulo Lages, Rogério Vale, Francisco Almeida, Miguel Sermão, Carlos Catalão, Maria Ana Filipe

Desenho de Luz: Paulo Graça
Técnicos de Montagem: Renato Godinho, Assunção Dias
Assistente de Produção: Catarina Oliveira
Gabinete de Produção: Rosário Silva e Carlos Bernardo

 

Teatro Garcia de Resende

15 de junho, 2024.
21h30

A parceria de acolhimento com o CENDREV incluí a delegação de espaços para montagens, ensaios e apresentação. Disponibilização de equipamento e de pessoal técnico, serviços de frente de casa e bilheteira do TGR, bem como apoio na divulgação e comunicação do evento.

O evento é integrado na programação no âmbito da RTCP – Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.


Informações: (+351) 266 703 112 / Contactos
Compra de bilhetes: www.bol.pt

 

facebook.com/cendrev.teatro
instagram.com/cendrev.teatro