SONS NO SALÃO: Ópera e Zarzuela
Ana Filipa Luz e Óscar Oré
3 de setembro, 2024
Salão Nobre do Teatro Garcia de Resende
Évora
M/6
50 minutos
Consultar dados de bilheteira
PARTILHAR
O programa que será apresentado neste recital pretende ser uma celebração dos ambientes musicais que caracterizam e aproximam países do sul da Europa e da América Latina. A História destas duas regiões geográficas interliga-se e reflecte-se nas mais variadas áreas, o idioma, de descendência do Latim, sendo uma das mais marcadas. A comunicação flui e a expressão dos sentidos ganha uma voz que não tardamos a descodificar. Propomos, então, uma viagem por Itália, Espanha, Portugal numa primeira parte e um salto para o outro lado do Atlântico na segunda parte, com passagem pelo Peru, México, Argentina e Brasil. Desafiamos, desta forma, os ouvintes a comprovar que os ritmos vivazes, as coloridas melodias, os textos nostálgicos ou atrevidos e o calor das harmonias fazem parte de uma herança cultural que nos fala à nossa essência e coração, a nós, povos que vimos do Sul.
Oscar Oré realizou a sua licenciatura em Canto na Universidad Nacional de Música em Lima, no Peru, tendo estudado com Andrés Santa Maria, e encontra-se a terminar o Mestrado em performance Dramática Musical na conceituada Universität für Musik und darstellende Kunst de Viena, onde estudou com Ramón Vargas. Nestas instituições, teve a oportunidade de se estrear em papéis como Conte D’Almaviva em IL BARBIERE DI SIVIGLIA, Acis em ACIS AND GALATEA, Ernesto em DON PASQUALE ou Lindoro em L’ITALIANA IN ALGERI, entre outros.
Galardoado com o 2º Prémio nos concursos Grandi Voci Competition em Salzburgo, Áustria, e Concurso de Canto Lírico de Radio Filarmonía em Lima, Peru, foi também premiado com bolsas da UMDV e Programa Nacional de Becas y Crédito Educativo (Estado peruano), em reconhecimento da sua excelência na área da performance artística.
Projectos actuais e futuros em 2023 levam Oscar Oré a palcos na Alemanha e Japão, para interpretar os papéis de Tonio em LA FILLE DU RÉGIMENT, Don Ramiro em LA CENERENTOLA, Porteño Gorrión e La voz del Domingo em MARIA DE BUENOS AIRES e Erste Jude em SALOME.
Ana Filipa Luz é natural do Entroncamento e vive actualmente na Baviera (Alemanha), onde trabalha como Pianista Correpetidora e Assistente de Direcção do Coro no Festival Gut IMMLING, sob a direcção dos maestros Cornelia von Kerssenbrock, Evan Christ e Ayyub Guliyev, em produções de LA TRAVIATA e NABUCCO (Verdi), MADAME BUTTERFLY (Puccini), SALOME (Strauß), NORMA (Bellini), DIE ZAUBERFLÖTE (Mozart), DAS LAND DES LÄCHELNS (Lèhar), MARIA DE BUENOS AIRES (Piazzolla), CARMINA BURANA (Orff), entre outras óperas e espectáculos musicais. Apresenta-se com frequência como pianista acompanhadora e continuista, destacando-se a sua participação nas óperas GIULIO CESARE IN EGITTO (Händel), DIDO AND AENEAS (Purcell), COSÌ FAN TUTTE e BASTIEN E BASTIENNE (Mozart), no Festival Coral VOCALIZZE, na Academia de Verão SETÚBAL CANTOFEST, em apresentações com várias orquestras portuguesas, na gravação dos álbuns “Flauta XXI” e “Gustavo Romanoff Salvini”, no projecto “36 Semanas, 36 Estudos” da Arpejo Editora, entre outros. Foi galardoada com o 2º Prémio na categoria de Música de Câmara, juntamente com a clarinetista Eunice Gil, na primeira edição do festival “Verão Clássico” e actuou em diversas ocasiões para a Radiodifusão Portuguesa (Antena 2). Acompanha com regularidade recitais líricos e instrumentais, masterclasses e concursos, em Portugal e na Alemanha.
Leccionou durante vários anos no Conservatório Regional do Baixo Alentejo, no Conservatório Regional de Évora Eborae Musica e na Universidade de Évora. Actualmente, integra o corpo docente da prestigiada escola de música Musikum, em Salzburgo, na Áustria.
PROGRAMA
1ª PARTE: Europa
Portugal:
• Trovas: Quero cantar, ser alegre F. De Lacerda
• 5 canções portuguesas op. 10 nº4: Olhos negros V. Da Motta
Espanha:
• Del cabello más sutil F. Obradors
• Mujer de los ojos negros (Zarzuela: El huésped del Sevillano) J. Guerrero
• Canto de España op.232: Preludio (piano solo) I. Albéniz
Itália:
• Che gelida manina (de La Bohème) G. Puccini
• Les soirées musicales: La Danza (Tarantella napoletana) G. Rossini
2ª PARTE: (América Latina)
Brasil:
• Modinha op.5 J. Ovalle
• Esta noite (Lundum) J. F. Leal
Argentina:
• Invierno Porteño A. Piazzolla
Peru:
• Cuatro canciones incaicas: Suray Surita T. Valcárcel
• Hasta la guitarra llora R. M. Ayarza de Morales
México:
• Te quiero dijiste M. Grever
• Bésame mucho C. Velázquez / arr. J. Janina
FICHA ARTÍSTICA
Piano, Ana Filipa Luz
Tenor, Oscar Oré
Salão Nobre do Teatro Garcia de Resende
3 de setembro, 2024
18h30
