Cabaret Voltaire
José Gil, Natacha Pereira, Sofia Vinagre
28 de outubro, 2025
Salão Nobre do Teatro Garcia de Resende
Évora
SA Marionetas
Maiores de 12
45 minutos
PARTILHAR
“Estamos na 1ª Guerra Mundial. Os artistas Hugo Ball e Emmy Hennings refugiam-se na Suíça, país neutro no conflito. Em Zurique abrem um café a que dão o nome de Cabaret Voltaire. Aqui chegam artistas vindos de todo mundo fugidos da guerra. O Cabaret Voltaire, espaço seguro de liberdade e criação artística, é o ponto de encontro da arte de vanguarda da primeira metade do século 20 e o local que dará origem ao movimento DADA, um dos mais importantes movimentos
da história da arte contemporânea. É através do dadaísmo que pela primeira vez a marioneta é utilizada como objeto intelectual artístico, nomeadamente por várias mulheres artistas como Anna Hoch ou Sophie Tauber, sendo esta também uma das razões fundamentais que levam a S.A.Marionetas a homenagear o movimento DADA.
Ao recriar o mítico café de Zurique como um local seguro de efervescência criativa, a S.A.Marionetas pretende falar fundamentalmente de liberdade, inovação e salvação através da arte, sobretudo em tempos tão instáveis como os que atravessamos hoje.”
FICHA ARTÍSTICA
Original: José Manuel Valbom Gil, Natacha Costa Pereira, Sofia Olivença Vinagre | Encenação e Manipulação: José Manuel Valbom Gil, Natacha Costa Pereira, Sofia Olivença Vinagre | Construção e Figurinos das Marionetas: Natacha Costa Pereira e Sofia Olivença Vinagre | Objetos e Estruturas cénicas : José Manuel Valbom Gil, Rodrigo Moreira, Natacha Costa Pereira | Costureira: Olinda Lopes | Sonoplastia: Natacha Costa Pereira | Registo Fotográfico: Rodrigo Moreira | Registo Vídeo : Joana Borges | Pesquisa: Natacha Costa Pereira | Produção: Beatriz Pires
Salão Nobre do Teatro Garcia de Resende
28 de outubro, 2025
19h00
Informações: (+351) 266 703 112 / Contactos
Compra de bilhetes: www.bol.pt
A parceria de acolhimento com o CENDREV incluí a delegação de espaços para montagens, ensaios e apresentação. Disponibilização de equipamento e de pessoal técnico, serviços de frente de casa e bilheteira do TGR, bem como apoio na divulgação e comunicação do evento.
O evento é integrado na programação no âmbito da RTCP – Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.




