Espaço de discussão do ENCONTRO DE TEATRO IBÉRICO !

Artigos

Nós Diário : Distopías escénicas e utopías humanas

Facer teatro é unir. Unir texto, intérpretes, luz, escenografía, figurinos, produción, técnica, público... Até conseguir unha verdade real ou unha irrealidade verdadeira”, afirma a escenógrafa Helena Calvet na presentación de Magnético, de Abel Neves, unha das pezas que do 2 ao 7 de outubro de 2023 se exhibiron no Teatro Garcia de Resende no marco do Encontro de Teatro Ibérico baixo a organización do Centro Dramático de Évora. A cidade alentejana reuniu os traballos de compañías e diferentes profesionais procedentes de Portugal e o Estado español…

Ler e comentar...

Reunión anual del Circuito Ibérico de Artes Escénicas (es/pt)

La Nave del Duende. Casar de Cáceres. 12 de febrero de 2024.   Comienza la reunión a las 11:30 hora de España. Asisten: Cristina D. Silveira y David Pérez, de Karlik Danza Teatro – La Nave del Duende, de Casar de Cáceres; Agustín Iglesias, de Teatro Guirigai, de Los Santos de Maimona; Etelvino Vázquez, de Teatro del Norte, de Lugones; Elías Sevillano y Javier Ossorio, de Producciones Circulares - Sala Cero – La Fundición, de Sevilla; Fernando Vallejo, de la Compañía Tranvía Teatro – Teatro de la Estación, de Zaragoza; Luis…

Ler e comentar...

Reflexão – Carolina Pequito

Durante o encontro de Teatro Ibérico em Évora, foi possível agrupar vislumbres de experiências representativas de projetos passados, em comparação com reflexões, ilações e questões levantadas sobre os espetáculos providenciados, pelo próprio do encontro. Os assuntos discutidos desenvolveram-se a partir de alguns tópicos incitados por membros da companhia CENDREV. De entre os quais o financiamento à cultura, o processo de criação de um espetáculo, a presença mutável do público, módulos para a construção e difusão do encontro de…

Carolina Pequito

Ler e comentar...

Falas Silvestres – Abel Neves

Évora acolhe com vagar o teatro que vagueia. Neste Outubro de 2023, vinte anos depois, o CENDREV fez renascer o Encontro de Teatro Ibérico. O Outono em Évora pode, pois, contar com mais episódios nos próximos anos, o que, sendo “notícia de teatro”, traz mais ânimo ao fazer teatral e, particularmente, à dinâmica do Theatro Garcia de Rezende no seu diálogo artístico com a cidade. A espontaneidade na fala pode agradar a muitos adeptos, por exemplo, da filosofia, mas nem sempre recebe simpatia nos que elegem o palco para a exposição dos seus talentos e que…

Abel Neves

Ler e comentar...


Adicionar novo post

Conteúdo apenas para utilizadores registados